...

MENU

domingo, 1 de janeiro de 2012

FORRO DO BOLE BOLE E DUDU DO ACORDEON 2012





O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.


Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Em 1980 o ritmo mudou de nome, saindo do xote para o coladinho, denominado na Paraíba, com a mesma música, logo em seguida veio à denominação “pé de serra”, mais tarde outra denominação o “arrasta-pé”. Em 1990 o forró tomou outro estilo de música e dança, saindo dos instrumentos: safona, zabumba e triângulo para o forró eletrônico (guitarra, baixo e teclado), criando nova denominação o “forró bate-coxa”. Temos que abrir um parêntese para os cantores Jackson do Pandeiro que incluiu a dança e a música do côco no forró, Anastácia, Alceu Valença e o músico Dominguinhos que difundiu o forró em todo o Brasil, logo em seguida veio o cantor Genival Lacerda que foi o precursor do “forró malícia”.

Criada no dia 04 de novembro de 2010 pelo músico Dudu, a banda Forró do Bolebole apresenta um estilo de forró pé de serra. Apesar de nova na estrada, a banda vem ganhando espaço entre os admiradores do verdadeiro forró, com apresentações em eventos nos estados da Paraíba, Ceara, Rio Grande do Norte e Alagoas.

A banda já lançou o 3º cd, e brevemente estará saindo o mais novo trabalho, com composições próprias e com músicas de renomados artistas brasileiros. Aprecie um show com o verdadeiro forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário